Era digital: como a computação transformou o marketing?

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O conceito e o trabalho de marketing mudaram drasticamente na era digital, tanto por parte dos clientes, quanto das empresas e da tecnologia. Hoje, os consumidores são mais bem informados e exigentes, já as empresas precisaram alterar e atualizar diversos departamentos, e a internet proporcionou a evolução para o marketing digital.

Não basta mais ter um grande orçamento para ter sucesso nas campanhas, é preciso entender muito bem o público, o mercado, os novos canais de comunicação, as estratégias e combinar tudo isso para ter um resultado satisfatório. Veja agora algumas das mudanças trazidas ao marketing pela era digital. Confira!

Investimento mais fácil e barato

No marketing tradicional, geralmente, quanto maior o investimento em publicidade, mais resultados podem ser obtidos. Agora, no mundo digital uma boa estratégia pode reduzir bastante os gastos com anúncios e eles podem ser feitos por qualquer pessoa ou empresa que deseja divulgar sua marca, seja em sites de busca, como o Google, redes sociais ou em páginas relacionadas ao negócio. Além disso, as mensagens podem ser segmentadas de acordo com o público que se deseja atingir, especificando região, sexo, idade, preferências, entre outros dados.

Aumento da vantagem competitiva

Com essas plataformas de anúncios disponíveis atualmente, empresas de todos os tamanhos podem expor seus produtos ou serviços começando com um pequeno investimento. Também, as campanhas podem ser medidas, analisadas e ajustadas enquanto ainda estão no ar, conforme a necessidade. Isso proporciona muito mais vantagem competitiva para as empresas que desenvolvem as melhores estratégias, principalmente sobre aquelas que ainda praticam o marketing tradicional.

Atendimento em tempo integral

Os consumidores estão conectados o tempo todo e é preciso que as companhias acompanhem essa tendência, oferecendo atendimento full-time, por meio de diversos canais, como redes sociais, aplicativos de mensagens, telefone, e-mail, entre outros. Esse serviço garante maior satisfação, melhora o relacionamento entre as duas partes e aumenta a reputação da marca. Contudo, isso não significa que o atendimento precisa ser 24 horas, apenas que esteja disponível e seja respondido o mais rápido possível.

Proliferação de dados

Antes da era digital, as empresas precisavam fazer pesquisas, entrevistas e recorrer a outras fontes para ter informações sobre o público, a concorrência e o mercado. Atualmente, é possível contar com uma infinidade de bancos de dados, recursos de segmentação, big data etc. Por isso, com pouco esforço e orçamento menor, todos podem conhecer os dados mais relevantes para suas operações, de forma rápida e organizada, para otimizar o alcance e velocidade com que os resultados são obtidos.

A era digital realmente trouxe muitos benefícios para o marketing e os negócios. Em relação ao tradicional, é possível aumentar bastante o retorno das campanhas, alcançar um público maior, conhecer mais facilmente os fatores que envolvem as empresas, além de baratear os custos com publicidade, pessoal, materiais, entre outras coisas. Por isso, é importante que as companhias evoluam para poder ter mais vantagem e se manterem competitivas no mercado. Então, mãos à obra!

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